Dias
Horas
Minutos
Segundos

Lançamento oficial do MM2020 será dia 6 de dezembro

O lançamento oficial do Mundo de Mulheres 2020 será realizado no dia 6 de Dezembro, a partir das 9h, na Sala Magna da Faculdade de Filosofia, da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), am Maputo. O tema da MM2020, que acontecerá de 21 a 24 de Setembro, é “Feminismos Africanos: Construindo alternativas para as mulheres e para o mundo através de um corredor de saberes que cuida e resiste”.

A cerimónia contará com a presença do Reitor, Professor Doutor Orlando Quilambo, do Embaixador da França, David Izzo, e da Vice-Reitora Académica da UEM,  Professora Doutora Amália Uamusse. A keynote speaker será a académica feminista independe Patricia McFadden, de e-Swatini (antiga Suazilândia), que falará sobre o tema da MM2020.

A professora Isabel Casimiro, do Centro de Estudos Africanos (CEA) da UEM, e coordenadora-geral da MM2020, explicará sobre o contexto e os processos da 14ª edição do evento, seu contexto e processos. A Reitora da Universidade do Púnguè, Professora Doutora Emília Nhalevilo, apresentará os dez eixos temáticos da MM2020.

Haverá ainda na solidade de lançamento três momentos culturais: apresentação da dança feminina Tufo pelo Grupo de Tufo da Mafalala, um momento de poesia com a artista Énia Lipanga e um xibugo feminista da Associação Sócio Cultural Horizonte Azul (ASCHA). Paralelamente haverá exposição de relatórios de pesquisa, livros, CD’s, artesanato relacionados com o movimento feminista moçambicano.

Em sua 14ª edição, o Congresso Mundos de Mulheres é um evento internacional e interdisciplinar que congrega mulheres e homens de diferentes áreas da academia e do activismo de todo o mundo. O seu objectivo principal é a criação de um espaço de debate amplo onde diversos actores reflectem e dialogam sobre as suas acções e experiências; questionam e (re)constroem paradigmas a partir de diferentes perspectivas.

Parceiros

Fórum Mulher LogoFriedrich Ebert Stiftung LogoLogo Afeto